Universitário franciscano apresenta projeto em feira internacional


Desenvolvedores de tecnologia e inovação da Universidade Federal da Bahia – UFBA preparam-se para expor seus projetos e estar à frente da realização de diversas atividades na Campus Party Bahia (CPBA) – evento internacional de tecnologia que acontece nos próximos dias 09 a 13 de agosto, na Arena Fonte, em Salvador (BA).

Sete projetos desenvolvidos por estudantes de graduação e pós-graduação da UFBA figuram entre os 20 trabalhos selecionados, dentre dezenas de iniciativas acadêmicas que foram submetidas por universitários de centros de pesquisas de todo o Brasil. O projeto de Lucas Calmon, franciscano que estuda na Escola Politécnica da UFBA, é o Carpoeira Baja, que desenvolve todas as etapas de fabricação de um carro para uso fora de estrada, conhecidos como off road.

O automóvel pensado para disputas em terrenos espinhosos para um carro normal, cujos obstáculos vão desde pedras e barrancos a pedaços de madeira, deve ter a estrutura de aço, ter espaço para apenas um piloto, quatro ou mais rodas, transportar pessoas com até 1,90 m de altura, pesando até 113,4 kg e motor padrão de 10HP – que é o motor de cortador de grama. “Pode parecer fraco, mas com nossa engenhosidade fica bem potente”, explica Lucas Calmon. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o chassi são desenvolvidos por Lucas e sua equipe, os quais contam com oficina especializada na Escola Politécnica. Com esse projeto, o estudante compete duas vezes por ano nas etapas Regional e Nacional da Sociedade de Engenharia Automotiva – SAE, e os três primeiros colocados no país disputam a versão Internacional.

Este tipo de competição é chamado de Baja, nomenclatura dada pela SAE, que promove a disputa no Brasil, México, Índia e Estados Unidos, o que inspirou o sobrenome do projeto. Já o Carpoeira, para Lucas Calmon, busca lembrar as raízes baianas pela aproximação com capoeira e, em um segundo sentido, faz referência à modalidade que ele e sua equipe disputam.

A Campus Party é um evento internacional de tecnologia que acontece no Brasil há 10 anos, voltado para interessados em conhecer novidades e tendências do mundo geek, obter ideias empreendedoras, “antenadas” à sociedade digital, e estabelecer contatos com investidores interessados em projetos inovadores. A CPBA funcionará ininterruptamente (24h durante os cinco dias) em sua área restrita voltada para quem possui ingressos, que já estão esgotados; mas também há um espaço aberto, a Open Campus, que funcionará nos dias 10 e 11/08, das 10h às 21h, e, no dia 12/08, das 10h às 18h.

 

Fonte: Ascom PMSFC