Força Tarefa faz combate à poluição sonora em Simões Filho


Neste fim de semana, uma Força Tarefa foi realizada para combater a poluição sonora em Simões Filho. A ação foi feita pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SEDUMA) em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB), Guarda Municipal e 22ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM).

De acordo com a SEDUMA, as ações aconteceram nas localidades de  Pitanguinha, CIA I e Via Universitária, onde ficam localizados os Conjuntos Habitacionais Simões Filho I e Palmeiras. As ações foram feitas com o intuito educativo, mas apreensões de equipamentos sonoros ou veículos em situação irregular poderão acontecer a partir do próximo mês.

A poluição sonora é caracterizada pelo excesso de ruídos que possam prejudicar o bem-estar da população. Considerado como crime ambiental no Brasil, a infração prevê multa ou até prisão de 1 a 4 anos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível de barulho admitido em grandes centros urbanos é de até 50 decibéis. No entanto, em muitas cidades esse índice pode atingir de 90 a 100 decibéis.