Veja 5 dicas para conseguir emprego mesmo na crise - Fala Simões Filho - Notícias de Simões Filho
Empregos

Veja 5 dicas para conseguir emprego mesmo na crise

Por Eduardo Fiuza Lobo

A crise tem sido um assunto bastante comentado nos últimos dois anos no Brasil e motivo de inquietação. Muitas pessoas estão preocupadas em como se manter no emprego e outros em voltar ao mercado de trabalho. Há ainda aqueles que estão inseridos no mercado, porém almejam melhores oportunidades.

Publicidade

Desta forma, para driblar a crise, seguem algumas dicas para conseguir o emprego tão almejado ou apenas se recolocar novamente no mercado de trabalho.

1 – Seja Criativo:
Empresas de RH recebem um grande volume de currículos por dia. Para exemplificar, a EML RH, empresa de recursos humanos da qual sou sócio, recebeu mais de 2.000 currículos nos últimos cinco dias, sendo que apenas dois vagas foram divulgadas nas redes sociais. Portanto, para o currículo se destacar em meio a esta multidão é muito importante usar a criatividade para chamar atenção do recrutador. Importante ressaltar no currículo de maneira sucinta os principais resultados alcançados, alguma inovação ou projeto relevante que tenha participado. Alguns candidatos enviam vídeos ou criam um design diferenciado a depender da vaga desejada.

2 – Crie e mantenha um bom Networking:
A tecnologia facilita muito a conexão entre a vaga e os candidatos, temos hoje, por exemplo, a rede social Linkedin como um dos principais meios de comunicação entre as empresas e os candidatos. Ter um bom networking tanto no mundo físico quanto no mundo virtual é essencial para melhorar a sua produtividade na conquista de novos cargos ou empregos.

3 – Investir em capacitação:
Informação e conhecimento são um dos ativos mais valiosos no mundo de hoje, e a internet mais uma vez tem um papel fundamental na propagação dessas informações e conhecimento, facilitando o acesso e diminuindo os custos. Estudar deve ser premissa básica para todo profissional, devendo o estudo ser continuo. Quando se fala em estudo, não está apenas se restringindo a formação tradicional de escolas, cursos técnicos, faculdades, especializações e pós graduações. É imprescindível a participação em eventos, palestras, workshops, cursos online, e até mesmo leitura de matérias e artigos. Todas essas opções estão a sua disposição com os mais variados custos, sendo certo que a capacitação dependerá unicamente do interesse individual.

4 – Diferencie-se:
O comportamento e a mentalidade ideal podem fazer toda a diferença na hora da entrevista. Mostrar entusiasmo e iniciativa são pontos muitos valorizados pelas empresas. Outras posturas muitos valorizadas são atitudes para resolver problemas e capacidade para desempenhar tarefas variadas. Demonstrar inteligência emocional aliada as habilidades técnicas também poderá te diferenciar muito dos demais candidatos a vaga.

5 – Esteja preparado para e entrevista:
A entrevista pode não ser tão simples como muitos acreditam. Portanto, não se iluda! Esteja preparado, munido de informações relevantes sobre a empresa e se possível tente elaborar um roteiro dos principais pontos a serem abordados na entrevista, para que os seus pontos fortes sejam enaltecidos, bem como para que as chances de ser surpreendido sejam reduzidas. Chegue cedo, se vista adequadamente, responda as perguntas com tranquilidade e seja sincero, muito importante não tecer comentários sobre problemas pessoais, tampouco falar mal das empresas e dos colegas anteriores. Se preparar com antecedência para a entrevista poderá ajudar a controlar o nervosismo e a ansiedade e te ajudará a mostrar quem realmente você é.

Caso ainda tenha alguma dúvida, deixe um comentário ou me mande um e-mail, eduardo.lobo@emlrh.com.br
Eduardo Fiuza Lobo, é sócio fundador da EML RH e diretor regional da Jan-Pro.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top