Dias d´Ávila

Pesquisa aponta que mais de um terço da população culpa a vítima pelo estupro

estupro

Uma Pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que vai ser divulgada hoje (21) aponta que mais de um terço da população atribui a culpa do estupro à vítima. A pesquisa mostrou que 37% dos entrevistados concordaram com a frase “mulheres que se dão respeito não são estupradas”. Entre os homens apenas, 42 % concordaram. Já 30% dos entrevistados acreditam que “mulher que usa roupas provocativas não pode reclamar se for estuprada”.

A pesquisa foi realizada pelo instituto Datafolha com 3.625 pessoas em 217 cidades do país, entre 1 e 5 de agosto. A pesquisa mostrou também outros dados que os especialistas consideram preocupantes: 65% da população diz sentir medo de sofrer violência sexual, número que entre as mulheres do Nordeste é de 90%. O medo é maior entre os jovens: 75% é o percentual médio, que vai diminuindo conforme aumenta a faixa etária.

O resultado da pesquisa mostrou ainda que as pessoas mais novas, com menos de 60 anos, tendem a não culpar as vítimas pelo estupro. Pela pesquisa, 44% dos brasileiros com 60 anos ou mais acreditam que uma mulher que use roupas provocativas não pode reclamar se for estuprada. Já entre os entrevistados entre 16 e 34 anos, esta afirmação é considerada verdade por 23% dos ouvidos.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top