Mata de São João

Entenda o que o eleitor pode e o que não pode no dia da eleição

397d7a9084a328dd60384126bd00b81f

Amanhã acontecerá as eleições municipais no Brasil e vale lembrar que mesmo com as alterações nas regras eleitorais esse dia ainda é cercado de algumas restrição, portanto fique atento para não cometer nenhuma gafe e pior pagar multas ou até mesmo ser detido.

Uma dúvida muito frequente entre os eleitores é a possibilidade de ir votar com a camisa ou qualquer outro material de divulgação do seu candidato, isso não é proibido mas não é. Você pode se vestir da maneira que achar melhor. O que não pode é distribuir santinhos dentro do local de votação ou nas proximidades, a famosa boca de urna. Isso sim é proibido.

No dia da eleição também não pode sair com carro de som nas ruas. Hoje é o último dia em que esse tipo de divulgação poderá ser realizada.

De acordo com o Código Eleitoral os militantes também não podem se reunir em massa nas proximidades dos locais destinados a votação,  com instrumentos ou materiais do candidato ou qualquer tipo de propaganda política.

Não é permitido oferecer nenhum tipo de benefício ao eleitor no dia da eleição como, alimentação, combustível, transporte gratuito etc.

Outro assunto muito discutido é a questão do sigilo. O voto é secreto portanto toda e qualquer tentativa de violação é considerada crime. Também não é permitido usar celular , câmeras fotográficas ou filmadoras na cabine. Mas se acaso você esquecer poderá deixar o material com o mesário enquanto você faz seu voto.

As bebidas alcoólicas agora estão liberadas, na verdade anteriormente era proibido a venda desse tipo de bebida em locais que fossem próximos aos pontos de votação, mas agora isso não é mais proibido, porém vale  ressaltar que bebidas podem tirar o estado de consciência e as outras regras para consumo de bebidas alcoólicas ainda estão valendo.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top