Simões Filho

Comunidade Quilombola inicia curso de informática em Simões Filho

comunidade quilomobal ba

A partir desta segunda-feira, 12 de setembro, 60 jovens do Centro Comunitário Nossa Esperança, localizada em Pitanga de Palmares, em Simões Filho, iniciarão o Projeto Caia na Rede – Quilombo Digital. A iniciativa tem o objetivo de incluir o público alvo no mundo da informática, além de qualificá-los para o futuro mercado de trabalho. O projeto, que é uma realização da Concessionária Bahia Norte, será lançado às 14h30, na sede da comunidade, local onde vai reunir a apresentação do Caia na Rede, a entrega de camisas e material didático aos estudantes, palestra sobre consciência negra e mundo digital, além de apresentação artística.

comunidade quilomobal ba

De acordo com Leana Mattei, assessora de sustentabilidade da Concessionária Bahia Norte, serão cinco turmas que vão ter aulas todas as segundas e quartas, nos três turnos, até dezembro. “Esta é a terceira edição do Projeto Caia na Rede ao longo do Sistema de Rodovias BA-093. Estamos felizes com o sucesso desta iniciativa. Já que temos lista de espera para esta comunidade, o que aponta que estamos no caminho certo”, revela.  Para George Oliveira, Gestor Administrativo do Instituto Cultural Beneficente Steve Biko (ICBSB), entidade que apoia a iniciativa, o Caia na Rede tem que ser avaliado como um divisor de águas na vida desses jovens quilombolas. “Temos a expectativa de que esse curso consiga alavancar projetos de vida. Em paralelo ao curso de informática, vamos debater temas como a identidade e consciência negra, além da cidadania em geral”, afirma.

O Caia na Rede – Quilombo Digital também conta com o apoio da Prefeitura de Simões Filho, através da Secretaria de Educação da cidade, Fundação Odebrecht, ITS Brasil e Associação Comunitária Semente de Pitanga de Palmares. O Programa de inclusão já beneficiou mais de 300 adolescentes nas comunidades de Menino Jesus, em Candeias, e Nova Esperança, em Salvador.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top