Cidades da Região Metropolitana de Salvador lideram ranking no Mapa da Violência
Pojuca

Cidades da Região Metropolitana de Salvador lideram ranking no Mapa da Violência

Mapa da violência 2016 aponta municípios da RMS como cidades com maior número de mortes por arma de fogo. Mata de São João aparece em lugar como a cidade mais violenta do país.

De acordo com  estudos divulgados na manhã desta quinta­-feira (25) os municípios que integram a Região Metropolitana de Salvador estão liderando o ranking das cidades mais violentas do Brasil.   

Conhecidas pelas famosas praias afrodisíacas a Costa de Sauípe localizada na cidade de Mata de São João agora ganha o título de cidade mais violenta.  A taxa de mortalidade por arma de fogo na cidade está em 102,9 mortes para cada cem mil habitantes.

Em anos anteriores a cidade já aparecia em colocação bem próxima a atual. A pesquisa realizada nos anos de 2010 a 2012 Mata de São João apareceu em 5 lugar.  

A explicação para que a cidade apresente altos índices de mortes por arma de fogo está pautada no fato de se tratar de um lugar turístico. De acordo com o sociólogo responsável pelos estudos, Júlio Jacobo Waiselfisz,  o município está classificado como um local de “turismo predatório”.  

O fato de que a cidade recebe muitos turistas que vão se divertir e acabam ingerindo bebidas alcoólicas  em excesso, justifica o número de mortes. Isso porque muitas delas não teriam motivos de grande relevância, embora nada justifique o fato de tirar a vida alheia,  e sim uma simples discussão que acaba gerando um homicídio.

Mas ser considerada uma cidade violenta não é privilégio de Mata de São João. Segundo a mesma  pesquisa os municípios de Simões Filho, Pojuca e Lauro de Freitas aparecem entre os 10 municípios mais violentos.

Simões Filho está na oitava posição com uma taxa de 91,4 mortes por 100 mil habitantes, seguida de Pojuca que ficou com o nono lugar com 87,3  e  Lauro de Freitas  com o décimo apresentando uma taxa de 85,9 mortes no ano de 2014.  

Outras cidades da região como Camaçari, Dias D’Ávila e Candeias aparecem em melhor colocação, sendo a trigésima sétima, sexagésima sétima e nonagésima nona consecutivamente. A capital Salvador está em posição de número 150. No índice geral do mapa da violência nos estados brasileiros a Bahia aparece em oitavo lugar.

Waiselfisz em seus estudos apontou também que o maior índice de morte por arma de fogo está concentrado em cidades da Região Nordeste do país. Isso porque são locais que recebem um número elevado de turistas, proporcionam muitas festas com uso de álcool e drogas.

Ainda de acordo com Júlio o indivíduo nestas condições está muito mais propício a entrar em situações de atrito.   

 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top