Cidades

Cidade baiana é segunda no ranking que mais gerou emprego no país

juazeirobahia

Em período de crise é comum ouvirmos falar que o número de desempregos vem aumentando. Em contra partida a esse cenário desolador que tem sido a realidade da maioria das cidades do Brasil, a cidade de Juazeiro, localizada a 500 km de Salvador, é a segundo munícipio brasileiro na geração de empregos. A informação é baseada em dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Juazeiro ficou atrás apenas da cidade de Franca (400 km a norte de São Paulo). Conhecida como polo calçadista, gerou 5.026 vagas nos oito primeiros meses, sendo 4.311 na indústria de calçados. A pesquisa revelou ainda que, das 30 cidades que mais oferecem oportunidades para os trabalhadores, 29 são do interior.

Juntos, esses municípios já geraram 63 mil novas vagas e destoam do momento atual da economia. Somente o munícipio baiano gerou 4.268 novas vagas. A atividade que mais se destacou é a agropecuária, dominante em 12 cidades. Depois vêm indústria (oito cidades), serviços (cinco), construção civil (quatro) e administração pública (uma cidade).

Foram consideradas apenas as cidades com mais de 30 mil habitantes para fazer esse ranking. O número de empregos gerados é o saldo, ou seja, o total de contratações menos o de demissões no período. O número de empregos é tido a partir do saldo, ou seja, se em uma cidade foram contratadas 20 mil pessoas, mas outras 15 mil pessoas perderam seus empregos, o saldo é de 5 mil, que é o número de vagas geradas.

Confira as 30 cidades que mais geraram empregos neste ano (até agosto):

Franca (SP) – 5.026
Juazeiro (BA) – 4.268

 

 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top