Campanha Nacional de Multivacinação vai até dia 30 - Fala Simões Filho - Notícias de Simões Filho
Simões Filho

Campanha Nacional de Multivacinação vai até dia 30

Começa nesta segunda a Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes de todo o Brasil. A novidade está por conta da inclusão de jovens de 10 a  15 anos, numa ação que antes atendia crianças de9 anos e as  menores e 5 anos.

A campanha vai abranger, pela primeira vez,  não só a vacina contra a poliomielite, mas também todas as outros tipos  doenças. O objetivo é  atualizar a carteira de vacinação e aumentar o número de crianças imunizadas no  país. O foco maior é atingir os adolescentes, já que nesta faixa etária poucos procuram serviços de saúde.

O Ministério da Saúde disponibilizou 26 milhões de doses  de vacina. Deste número 19 milhões serão de vacinas contrata hepatite A, poliomielite e febre amarela. No pacote também está incluso doses de prevenção de sarampo, caxumba, rubéola entre outras.

De acordo com o Ministério da saúde, em informações repassada ao jornal Folha de S. Paulo, os pais devem se atentar as doses da vacina  para que a imunização funcione. “ Não adianta você querer dar 1 dose e não dar a segunda ou a terceira”, Afirma Ricardo Bastos Ministro da Saúde.

A campanha acontece de hoje até o dia 30 de setembro, mas o dia “D” da imunização, como é chamado, será no próximo sábado (24). Neste dias todos os postos estarão realizando a vacinação em esquema de multirão.

Novo calendário

Desde janeiro de 2016 o calendário de vacinação tem obedecido as novas regras. De acordo com o Ministério da Saúde as mudanças foram necessária para atender as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A determinação alterou a dosagem de 4 vacinas: HPV, miningocócica C (conjugada), poliomielite e pneumocócica 10 valente.

Anteriormente a Poliomielite era feita em  duas doses injetáveis e mais três doses orais. Com as mudanças  a criança recebe  três doses injetáveis, no 2, 4 e 6 mês de vida  e duas doses orais.

Quem recebe a vacina?

Com as mudanças no calendário de vacinação pode ser que alguma criança possa estar com a cardeneta incompleta por isso os pais devem procurar os postos de saúde para realizar a atualização.

O público desta campanha são crianças que tenham idade até 4 anos 11 meses e 29 dias; crianças com 9 anos completos e os adolescentes  de 10 anos até 14 anos 11 meses e 29 dias.

Se você tem um filho ou conhece alguém nessa que tenha crianças nessa faixa etária procure o posto de saúde e faça a atualização.

 

Por Ana Costa

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top