Cidades

Campanha arrecada R$ 20 mil para cirurgia na visão de jovem de Simões Filho

naiara

No destaque do programa ‘Bom Dia Simões Filho’, na FM 87.9, apresentado pelo radialista Jairo Mascarenhas, na manhã desta quinta-feira (27), teve o caso da universitária e moradora no município que necessita com urgência fazer uma cirurgia, após ser diagnosticada com uma doença chamada ‘ceratocone’. A professora de educação básica e licenciada em Geografia pela UNEB, Mara Maroka Mascarenhas foi convidada pelo programa para falar sobre sua comoção após conhecer o drama da Jovem Naira Lorena Santos Santana de 21 anos, e sobre o bazar beneficente que organiza com a finalidade  de arrecadar recursos para a realização do procedimento cirúrgico.

A campanha intitulada “A Luz dos Olhos Dela”, conta com a mobilização da própria Naira Lorena que, através, do ‘Catarse’ – site para pedidos de doações – relata o sofrimento enfrentado com a doença, ela que é estudante do curso de Design Gráfico e Comunicação Visual que requer muito esforço da sua visão. A Ceratocone é uma doença ocular bilateral e progressiva do olho, que afeta o formato (com aspecto de cone) e a espessura corneana, provocando a percepção de imagens distorcidas e embaçadas.

De acordo com a professora Mara Maroka ao ouvir o desabafo da mãe da jovem, a sra. Laura em um ponto de ônibus quando iam para o trabalho, de prontidão ofereceu a ajuda na mobilização na corrida para evitar que a jovem fique cega. Após o diagnóstico e tratamento com óculos e lentes especializadas, Naira Lorena não conseguiu obter uma visão satisfatória e foi indicada a cirurgia que deverá ser realizada em uma clínica em Belo Horizonte, na capital mineira. A cirurgia e custos com a pós-cirurgia, além do deslocamento da jovem e da acompanhante, sua mãe, foi orçado em R$ 20 mil.

“Iniciei então o tratamento com lentes semi rígidas mais ou menos 6 meses após o diagnóstico. Um tratamento um pouco doloroso e caro. Na última troca das lentes, percebi que nem elas estão me trazendo visão satisfatória. Uso as lentes e os óculos ao mesmo tempo e ainda sinto muita dificuldade para enxergar e isso vem me prejudicando nas aulas, principalmente no curso que faço, que exige demais da visão”, relata a jovem que mora na Quadra 1, do CIA II.

Portadora do 3º Grau da Ceratocone, Naira Lorena revela ainda que é necessário fazer uso do “anel de ferrara”, um procedimento cirúrgico desenvolvido pelo médico oftalmologista e especialista em ceratocone e criador do anel de ferrara.

Apesar do sofrimento e do drama vivenciado, a jovem que ganhou mais uma incentivadora, a professora Mara Maroka tem a esperança de que moradores da cidade serão protagonistas de um ato de solidariedade e de amor ao próximo. “Deus é maravilhoso e as pessoas também”, disse Maroka ao radialista Jairo Mascarenhas.

Em nota em sua rede social, a voluntária já iniciou a campanha “A Luz dos Olhos Dela”. “Estamos organizando um grande bazar beneficente e contamos com a solidariedade de todos. Quem tiver interesse, pode doar roupas, calçados e os mais variados objetos em bom estado de conservação. Contamos com o apoio de vocês, e que Deus retribua em forma de paz e saúde para todos”, declara Maroka.

A expectativa é que o Bazar Beneficente seja realizado no sábado, 12 de Novembro, na Praça da Bíblia. A população já pode fazer suas doações de objetos para que ainda possa ser precificadas e colocados à venda no evento.

Mara Maroka disponibiliza o WhatsAap, onde a população poderá entrar em contato, no nº (71) 9 8663-8189 e obter mais informações sobre locais para fazer as doações.

Através deste LINK, a população poderá conhecer mais ainda o drama vivenciado e a corrida pela arrecadação de recursos para a cirurgia. Naira Lorena disponibiliza também um conta na Caixa Econômica, onde os “Anjos Solidários”, poderão fazer suas doações.

 

Naira Lorena Santos Santana
Agência: 2150
Operação: 013
Conta Poupança: 00040140 Dígito: 8
Caixa Econômica

 

Fonte: Mapelenews

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top